Qual Dessas Duas Canções Você Gosta Mais?

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Rock`n`Roll 1954


O Nascimento do Rock'n'Roll como o conhecemos
Agosto de 1954, o rock'n'roll, mais um ritmo de dança, uma dance craze, do que um propriamente uma linguagem musical, tinha acabado de tomar conta da América, da juventude americana, mais rica, mais desiludida e mais ociosa que o país jamais conheceu. Elvis Presley ainda não sabia, mas ele tinha todos os elementos para se colocar na frente, no alto dessa loucura americana e dar-lhe um caráter próprio, definitivo. Era jovem, pobre e ambicioso. Tinha uma voz potente, elástica e maleável como poucos cantores. Era uma figura bonita, machona, sexy, com gosto exótico, misto de caipira e criolo. E, o principal, possuía uma capacidade, quase orgânica, fisiológica, para aprender, compreender e moldar todos os principais elementos rítmicos e melódicos da música americana, fosse Hillbilly, Blues rural, country & Western, balada pop, That's what rock'n'roll is all about.

No entanto, muito compreensivelmente, a série de cinco avulsos que a Sun Records produziu com Elvis foi destinada em sua maior parte ao público country. Destino natural para um artista sediado em Memphis, capital mundial do country. De um lado, Elvis gravava sempre uma canção com sabor country & western e do outro sempre vinha um rythm blues. Em todos, Elvis subvertia o esperado: cantava o blues como um caipira, cantava o country como um negro, ou fundia as duas coisas num sincopado novo. Todos os cinco avulsos foram imediatos e fulminantes sucessos locais, na área que vai de Memphis a Nashville. Primeiro tocavam só em rádios de negros. Mas depois que, Elvis garantiu que estudara na Humes High School, uma escola só para brancos, s explosão foi incontrolável. Logo após o primeiro avulso, Elvis se demitiu da firma de utensílios elétricos e começou a carreira na estrada. Seu empresário era o próprio guitarrista Scotty Moore, e no começo não foi muito fácil vender o show de Elvis no circuito country. A lei de integração racial nas escolas tinha acabado de entrar em vigor, e era uma chaga aberta no espírito segregacionista do Sul. Como explicar e tornar aceitável um cantor branco com voz de negro, roupa de negro, música de negro? Como evitar que ele trouxesse o negro para dentro da asséptica família branca americana? A muito custo e jogando com todas as influências de Sam Phillips, Elvis conseguiu um pequeno número na grande feira de música country de Nashville, a Grand Ole Opry. E foi aí que a família americana viu que o pior estava por vir.

Elvis e seus músicos subiram no palco lá no final do show, após uma série de estrelas country. Cabeça baixa, ele respondeu às perguntas do fosforescente apresentador com seu habitual "sim senhor", "não senhor". Quase um garoto normal. E então, meio tremendo de medo, começou a cantar "That's All Right". Medo, paixão, adrenalina, começou a dançar, a girar, a sacudir os quadris. As garotas gritaram, os garotos roeram as unhas, os mais velhos odiaram. Elvis foi banido do Opry. Mas a loucura tinha começado. "Na verdade eu estava tremendo feito vara verde" diria ele muito depois, "Não podia parar de mexer a perna, tinha de disfarçar. Aí saí dançando como costumava fazer em casa e no estúdio. Entre 54 e 56, Elvis e seu trio iam semear a loucura no comportado circuito country do sul. Metidos num furgão, rolando pelas estradas, tocando em rodeios, pátios de Igreja, escolas, festivais. Os avulsos da Sun iam vendendo regularmente e Elvis chegara a aparecer pela primeira vez na Billboard. Mas era ali, nas estradas do sul, que a loucura brotava. Eram os garotos, as meninas, os filhos de fazendeiros, vaqueiros da monolítica classe média sulista que lotavam qualquer local, com chuva ou sol, para ver Elvis requebrar, soluçar, girar os quadris, exibir sua versão caipira e instintiva do Rock'n'Roll. "Era uma loucura" lembra Scotty "Esses garotos surgiam ninguém sabe de onde, bastava fazer propaganda de boca, dizendo que Elvis ia tocar em tal lugar. As meninas, então, era inacreditável; choravam e chegavam a molhar as cadeiras"

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Elvis In concert


Elvis Presley aos 42 anos, Visivelmente fora de forma física cantava com muito esforço a musica unchayned Melody, em um dos seus últimos shows. A forma física já não era aquela que incitava as meninas nos anos 50 e 60 em seus filmes e aparições em publico, mais a voz estava muito mais poderosa do que antes, quem tem duvidas, ouça-o cantar neste Show, My way, e principalmente How great in the Lord (Quão Grande És Tu) Canção Gospel que faz parte do Hinário Adventista nº 34. Na platéia uma mocinha concentrada olha atentamente para o cantor que com muito sentimento na voz, faz tremer os corações dos presentes.
Elvis balbuciava algumas canções de ritmos mais velozes, não tinha também mais a mesma agilidade de corpo da qual o revelou para o mundo, no Inicio deste show, impossibilitado de dançar, quando canta Jail house rock, apenas mexe o Polegar esquerdo e balança o corpo, mais a interpretação que deu para esta canção também foi marcante.
Voltemo-nos ao piano... Ali Elvis cantando e tocando, e um de seus auxiliares musical lhe segura o microfone, faz-se silêncio no show, só se ouve Elvis e o Piano, o câmera muito feliz, esta no melhor ângulo, e Filma cada detalhe desta inesquecível apresentação, dar para ver que Elvis enquanto faz o intervalo das notas no Piano olha para o homem que segura o microfone, e parece diz algo, o seu olhar penetrante e concentrado, o rosto suado, parecia dizer: “Estou cansado mais vou conseguir!”, e o olhar do assistente parecia Responder: “Sim você vai!”.
Elvis Termina a Canção com um falsete inimitável e toda a Platéia de pé aplaude aquele que vira pela ultima vez ao vivo.
Muito debilitado fisicamente, Elvis se despede para sempre de seu publico, que ainda hoje o Reconhece como um dos maiores e melhores cantores de todos os tempos que o mundo conheceu.
Márcio Nato

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O Primeiro Show


No primeiro show de Elvis Presley, em Memphis, o palco era a traseira de um caminhão. O Rei do Rock, que no início dos antos 50 ganhava a vida como motorista, viu sua sorte mudar ao passar em frente ao anúncio: Gravamos qualquer um, a qualquer hora. Munido do violão que ganhou aos 11 anos de idade e 4 dólares, o Rei do Rock gravou sua voz pela primeira vez em 1953, e só parou de gravar no ano de sua morte, em 1977, aos 42 anos.
Elvis começou sua carreira trazendo uma nova música e um jeito único de cantar e dançar: escandaloso, atrevido e sensual, num ritmo quente com forte influência das músicas negra e country americanas, o Rock´n´Roll.

O ídolo americano, que nunca se apresentou fora de seu país, conquistou o mundo atuando em diversos filmes de sucesso, como King Creole e Love Me Tender e lançou cerca de 50 LPs entre 1956 e 1977. Seu primeiro grande sucesso foi Heartbreak Hotel, que vendeu mais de um milhão de cópias e ficou no primeiro lugar da parada americana em março de 56.
Entre os títulos lançados pelo cantor, estão em Elvis Chrystmans Album, G. I. Blues e Moody Blue. Em 1968, Elvis viveu um dos pontos altos de sua carreira: um especial para a TV NBC, que foi uma das maiores audiências dos Estados Unidos. Cantando Jailhouse Rock e Memories, o disco gravado durante o especial é um dos grandes clássicos de Elvis.

No Brasil, a gravadora BMG lançou diversos CDs de carreira e coletâneas de Elvis Presley, entre elas edições de luxo, com encartes exclusivos que contam as histórias do Rei do Rock:Artist of the Century, Platinum - A Life in Music, The King of Rock´n´Roll (anos 50), From Nashville to Memphis (anos 60), e Walk a Mile in Shoes (anos 70).
Em julho de 1977 foi lançado o último disco do Rei, Moody Blue. Doente e abalado com os escândalos sobre seu envolvimento com drogas, Elvis morreu em 16 de agosto.

Com fãs espalhados pelo mundo inteiro, Elvis foi o maior fenômeno da música deste século. Sua mansão em Graceland, onde passou a maior parte da vida, foi transformada num Museu que até hoje é o segundo lugar mais visitado dos Estados Unidos.


Biografia







Nome: Elvis Aron PresleyData de Nascimento: 08 de Janeiro de 1935Local de Nascimento: East Tupelo, Mississippi, USAFalecimento: 16 de Agosto de 1977, Memphis, Tennessee, USA

Alguns fatos de sua vida:
O Casal Vernon Elvis Pressley e Gladys Love Smith Pressley tem dois filhos gêmeos. O mais Velho, Jesse Garon, Nasce morto às 4 da manhã; o segundo, Elvis Aaron, chega vivo e muito bem disposto, 35 minutos depois. O cenário é a pequena cidade East Tupelo no estado do Mississippi.Em 1940 Elvis entra na escola primária Consolidated. E começa a freqüentar cultos da primeira Assembléia de Deus. Em 1943 Elvis participa de um concurso na feira agropecuária de sua cidade e tira o segundo lugar com a canção "Old Shep" de Red Foley. Em 1946 Elvis Ganha o primeiro violão e aprende os primeiros acordes com seu tio Vester e tenta reproduzir o que ouve nas rádios.Neste mesmo ano muda-se para a cidade vizinha, e entra para Milham Junior High Sschool. Em frente sua nova casa fica uma emissora de rádio, a WELLO, que tem um pequeno auditório; logo Elvis esta vendo ao vivo os artistas.Em setembro de 1948 sua família se cansa de tanta miséria e muda-se para Memphis, no estado vizinho do Tennessee, alojam-se em um quarto de um casarão ocupado por varias famílias igualmente pobres. No ano seguinte, com ajuda da Promoção Social, os Pressley mudam-se para um prédio melhor; Elvis se liga a WDIA, Emissora local dedicada somente à musica negra e tem como Dj o Blusman B.B King. Elvis arruma seu primeiro emprego onde trabalhou como porteiro de cinema e motorista de caminhão.Motorista de caminhão, o jovem Elvis Presley compareceu pela primeira vez a uma gravadora em 1953, quando vai ao estúdio Memphis Recording Service gravar seu primeiro disco, um acetato, por "4 dólares. "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin" foram as músicas gravadas no disco, o qual deu de presente de aniversário para sua mãe. Foi contratado como cantor de estúdio pela Sun Records, cantando country ao lado de Scotty Moore e Bill Black. Um dia, foi visto cantando "That's Alright", pulando pelo estúdio e batendo no violão. Pediram que ele fizesse outra vez, gravaram e a canção chegou a ser tocada no rádio, sendo que sua interpretação foi considerada bem aceitável, em se tratando de um músico branco e um blues.Já em 1956-1957, milhões de jovens em todo o mundo apaixonavam-se e aderiam a sua energia, transformando Elvis no símbolo de sua rebeldia. São dessa época os sucessos "Blue Suedes Shoes", "Hound Dog", "AII Shook up", "Don't Be Cruel", assim corno os primeiros filmes - Love me Tender, Loving You, Jailhouse Rock, King Creole. Um ano depois, Elvis Presley foi convocado para o Exército. Ao contrário da maioria dos artistas que se afastam do público, ele não foi esquecido. Ao voltar encontrou o público ávido por suas interpretações. Estrelou os filmes Flaming Star, Foolow That Dream, Wild in the Country e lançou, entre outros sucessos, as canções "His Latest Flame", "She's not You", "Are You Lonesome Tonight?", "lt's Now or Never", introduzindo um estilo bem menos agressivo e mais romântico. Seu sucesso não se abalou com a mudança, mas o público jovem o abandonou, sendo substituído por uma platéia mais velha e bem comportada.A partir de 1962 a vida de Elvis se torna uma rotina com uma série de filmes criticados por seu estilo inofensivo, muitas mulheres e lindos cenários cuja trilha sonora pouco tinha de rock. Foi com as apresentações ao vivo que a volta de Elvis ficou marcada, pois dessa forma ele tinha oportunidade de mostrar o que sabia fazer de melhor. Em 1967 casou-se com Priscilla Beaulieu.Em 1969 Elvis volta aos palcos com uma big band, dois Corais tudo do melhor no Internacional Hotel. Ele consegue disfarçar o medo e enfrentar uma casa cheia após dez anos longe dos palcos. Em pleno mês do festival de Woodstock, Elvis chega ao primeiro lugar nos EUA com um dos melhores discos de sua carreira, Suspicious Minds. Logo após, é lançados os documentários Elvis: Thats the Way it ls e Elvis on Tour, e o famoso especial de TV, editado em disco também, Elvis: Aloha from Hawaii via Satelite. Em 1970 Priscilla separa- se legalmente de Elvis. A Casa Branca convida Elvis para cantar para Nixxon. Seu empresário responde dizendo que Elvis considera uma honra e que seu cache fora as despesas seria de 25 mil dólares e ninguém pede para Elvis Presley fazer shows de graça. Elvis Conhece Linda Thompson. A partir de se 38º aniversário, Elvis teve vários problemas de saúde e excesso de peso, sendo hospitalizado mais de cinco vezes em quatro anos. Ele chegou a se casar novamente, com Linda Thompson, com quem viveu até 1976. Elvis Conhece sua ultima namorada Ginger Aldem, outra ex-miss Tenneessee. Em 1977 Elvis propõe casamento a Ginger Aldem com um anel de diamante no valor de 70 mil dólares. Ele entra em um processo deterioração, chegando a desmaiar no palco, em Baltimore, em 29 de março. Muitos achavam que ele devia se aposentar. Em 16 de Agosto de 1977, Elvis chega a Graceland Alguns Minutos após a zero hora, no portão há vários fãs, um deles é Robert Call, que tira uma foto de Elvis. A última foto de Elvis em vida. Às 15:30 deste mesmo dia Elvis é declarado morto vitíma de um ataque cardíaco. A necrópsia revelou a ingestão de oito ou mais drogas (entre outras morfina, valium e valmid), responsáveis por sua morte.

Elvis Presley


Tennessee, 16 de agosto de 1977) foi um famoso cantor, músico, ator e dançarino estadunidense, sendo mundialmente denominado O Rei do Rock, também conhecido pela alcunha de Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20.[2]
Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial durante todo o século XX.[3] Entre seus sucessos musicais podemos destacar, "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Especificamente na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue", foram também marcantes. Particularmente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water", "Sylvia" e "My Boy", dentre outras que também marcaram época. Após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos após sua morte, ainda é o detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e o recordista de venda de discos em todos os tempos, com quase 2 bilhões [4] de cópias vendidas.